fake news!

Hospital de Caridade não tem caso confirmado de coronavírus, afirma médico

18.398


style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">Não há nenhum caso confirmado de coronavírus em Santa Maria, até a manhã desta quarta-feira. O último boletim epidemiológico da secretaria de Saúde, divulgado ainda na segunda-feira, garante que há apenas três casos suspeitos na cidade. Ontem, a UPA informou que um dos casos atendidos lá na semana passada já teve a suspeita descartada. 

Aprovados em concurso público são convocados para atuar na prevenção ao coronavírus

Apesar disso, nas últimas horas, boatos circularam nas redes sociais, com a afirmação de que existiria um caso confirmado no Hospital de Caridade. A reportagem contatou a assessoria do Hospital e conversou diretamente com um dos médicos infectologistas responsáveis pelos atendimentos, Fabio Lopes Pedro. O médico explicou que há um caso suspeito, em investigação no Hospital, mas reforçou que não há confirmação até o momento. Assim como outros casos suspeitos, foi coletado material e enviado para análise do Lacen.

Diferente dos boatos que apontam estado grave, o paciente - um homem de idade não divulgada - estaria respirando espontaneamente, sem ajuda de aparelhos e em condições de caminhar, explicou o médico: 

- Ele teve uma evolução favorável. É um caso suspeito, mas a gente não tem condições de confirmar o caso agora, porque o exame para nós, em Santa Maria, demora entre uma semana e 10 dias para ficar pronto. 

Fábio Lopes pede ainda cautela e calma a população, para que se evite o pânico e informações desencontradas. A reportagem tem questionado, diariamente, a prefeitura municipal a fim de receber a atualização dos casos. A assessoria afirmou que vai se basear nos boletins divulgados pelo Estado e que não vai divulgar os dados dos pacientes locais. 

CONFIRA COMO SE PREVENIR
O infectologista lembra uma série de medidas que a população deve tomar, a fim de prevenir o contágio:

  • Higienizar as mãos regularmente
  • Evitar aglomerados e circulação desnecessária por locais com público
  • Evitar idas às emergências para sintomas leves
  • Usar os ramais telefônicos para casos suspeitos




 




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Idosa está em isolamento com suspeita de coronavírus em hospital de Santiago Anterior

Idosa está em isolamento com suspeita de coronavírus em hospital de Santiago

Próximo

VÍDEO: boates, cinemas e teatros devem fechar as portas em Santa Maria

Saúde